Espaços


Solar dos Serpa Pimentel
Quando Alexandre Herculano foi convidado pelo Visconde de Gouveia, o poeta José Freire de Serpa Pimentel, para visitar a Vila nas suas andanças por terras da beira, tencionava este acolhê-lo na sua aprimorada residência, sita à praça.
Muito orgulhoso se devia sentir o fidalgo do seu solar, mandado construir em 1782 pelo avô, o Capitão-Mor António José Pimentel de Mesquitela e Vasconcelo. E não era para menos, pois ainda hoje o imóvel conserva a sua elegante traça setecentista.
A fachada principal compõe-se de dois pisos sendo o superior corrido a janelas bem emolduradas e com pequenos frontões por remate. Ao centro, rasga-se um belo portal sobrepujado por um frontão invertido que se prolonga por uma das janelas e termina num brasão de fino lavor. Enquadra o conjunto uma pronunciada cimalha de dois fortes cunhais. Do interior destaca-se uma escadaria em granito que dá acesso ao andar nobre, e uma capela com a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Ali reedificada, proveito do artigo do solar da família quando tinha sido instituída em 1664 . Para além um aceitável retábulo ao gosto maneirista, a capela possui as paredes forradas a azulejos policromos do tipo padrão.




© 2006 Biblioteca Municipal Vergí­lio Ferreira - Espaços

Nenhuma parte deste blog pode ser reproduzida sem o devido consentimento do proprietário.